Higienização Bucal. Como escovar os dentes e passar o fio dental corretamente. - Só Faz Quem Sabe

AD Sense responsivo

segunda-feira, 9 de maio de 2011

Higienização Bucal. Como escovar os dentes e passar o fio dental corretamente.

Aprenda a fazer uma higienização bucal correta. Saiba a maneira certa de escovar os dentes e, também, como passar o fio dental. Veja as técnicas adequadas ditadas por especialistas da odontologia.

Higienização bucal correta: escovação e uso do fio dental.
by Gabriel M.
A principal recomendação para que se tenha dentes saudáveis é fazer uma higienização bucal correta.
Um bom manual de higienização bucal sempre aconselha escovar os dentes após as refeições e antes de dormir; utilizar fio dental antes e após a escovação, pelo menos uma vez por dia; usar pasta de dente e enxaguatórios bucaisA escovação remove os resíduos das superfícies aparentes dos dentes; o fio dental limpa a região entre os dentes, remove os resíduos que a escova não consegue alcançar, além de remover a placa bacteriana.

Vamos dar a seguir, detalhes de como fazer uma escovação correta nos dentes e também o modo adequado de utilizar o fio dental.
Comecemos pela escovação.

ESCOVAÇÃO CORRETA DOS DENTES

Primeiro, deve-se posicionar a escova num ângulo de 45°, na junção entre os dentes e as gengivas. Escove suavemente as gengivas com pequenos movimentos horizontais ou de rotação em direção ao dente. É importante ficar com a escova cerca de 10 segundos por conjunto de dois dentes.

Limpe as superfícies externas dos dentes superiores e inferiores, utilizando a angulação e os movimentos corretos. Faça movimentos vibratórios e de rotação. Repita a operação para cada dente.
 
Como escovar as superfícies externas dos dentes.

Da mesma maneira, limpe as superfícies internas dos dentes de trás.
 
Como escovar as superfícies internas dos dentes de trás.
 
As superfícies internas dos dentes da frente também devem ser limpas do mesmo modo, mas a escova deve ficar perpendicular à boca, ou seja, a escova deve ficar na vertical para limpar estes dentes.
 
Como escovar as superfícies internas dos dentes da frente.

Para limpar as superfícies de mastigação, faça movimentos vibratórios para frente e para trás. Não coloque muita força e nem faça muito suavemente. A idéia é limpar, mas sem se machucar e nem estragar a escova.
 
Como escovar as superfícies de mastigação dos dentes.

Por fim, não se esqueça de escovar a língua, que é um lugar de depósito de restos alimentares e de muitos microorganismos.
 
Como escovar a superfície da língua.

É sempre bom lembrar que as escovas mais recomendadas são aquelas que têm cerdas macias, com pontas polidas e arredondadas e de tamanho adequado.

UTILIZANDO O FIO DENTAL CORRETAMENTE

Para uma higienização completa da boca é importante usar corretamente o fio dental.
Mas qual a maneira correta de usá-lo?

Primeiramente, corte um pedaço de fio com aproximadamente 45 cm e enrole nas pontas dos dedos médios.
 
Como segurar o fio dental.

Use sempre os indicadores e polegares para conduzi-lo entre os dentes superiores. Tente evitar o contato rude com as gengivas para não machucá-las.

Curve o fio de maneira suave ao redor da superfície lateral dos dentes e faça movimentos de cima para baixo. Faça o fio penetrar na linha da gengiva para remover a placa bacteriana. Não se esqueça de limpar cada um dos dentes separadamente.
 
Como passar o fio dental entre os dentes.

Repita a mesma manobra com os dentes inferiores.
No início do uso do fio dental, pequenos sangramentos podem aparecer. Com o uso, eles devem cessar. Caso contrário, consulte seu dentista. 
Bibliografia: Guia para dentes e gengivas saudáveis - Oral-B
 
Artigos Recomendados:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...