Como fazer para consertar uma torneira pingando - Só Faz Quem Sabe

AD Sense responsivo

domingo, 21 de novembro de 2010

Como fazer para consertar uma torneira pingando

Passo a passo para consertar uma torneira pingando. Como trocar o "courinho", a "anilha" da torneira.

Torneira pingando. Como consertar.
by Roberto M.
O constante pinga-pinga de uma torneira defeituosa é uma coisa muito irritante. Na maioria das vezes, essa amolação acaba com um simples conserto: trocar a anilha da torneira, pois com o uso constante o material dessa peça se desgasta provocando o vazamento.
Anilha é um anelzinho de borracha ou couro que serve para vedar a entrada de água nas torneiras de pressão. Em muitos lugares, a anilha é conhecida como “o courinho da torneira”.


Algumas vezes, troca-se somente o anel de borracha ou couro, outras se troca o conjunto com o pino (vide fig.1). Essas peças são encontradas facilmente em qualquer supermercado ou loja de material de construção.
Anilha, o courinho das torneiras.
Fig.1

Há muitos tipos de torneiras, mas a grande maioria delas funciona segundo o principio da válvula de compressão e repará-las é quase sempre a mesma coisa, sejam elas de pia, lavatório, tanque ou jardim.
Para realizar esse reparo, são necessárias algumas ferramentas: uma chave de fenda ou Philips (depende do tipo de parafuso) tamanho médio, uma chave inglesa e um alicate.
Ferramentas para trocar o courinho da torneira.
Fig.2

Agora vamos a um passo a passo de como substituir “o courinho” de uma torneira:
1)    Primeiramente, fechar o registro geral para que o fluxo de água da torneira a reparar seja interrompido.
2)    Abrir levemente a torneira e desrosquear a porca da haste com a chave inglesa. É uma boa idéia ter um pedaço de pano ou de papelão, para ser enrolado em volta da porca quando for usada a chave inglesa, para evitar que o cromo de cobertura do metal se risque ou se danifique.
Desrrosqueando a porca da haste da torneira com chave inglesa 
Fig.3

3)    Desrosquear e retirar a haste.

Retirando a haste da torneira. 
Fig.4

4)    Retirar a anilha a ser substituída. Às vezes, é preciso obrigá-la a sair utilizando-se a ponta de uma chave de fenda.
Retirando a anilha velha.
Fig.5

5)    Pegar uma anilha nova de dimensões adequadas e introduzi-la no mesmo lugar de onde foi tirada a anterior. (vide fig.5 e fig.4)
6)    Tornar a montar a torneira, introduzindo a haste novamente em seu lugar, rosquear primeiro manualmente e depois apertar bem a porca com a chave inglesa. (Vide fig.3)
7)    Abrir novamente o registro geral
8)    Abrir e fechar a torneira várias vezes para testar a anilha nova.

Às vezes, em algumas torneiras de pia de cozinha ou lavatórios de banheiro, os manípulos (ou volantes, ou seja, aquela peça que usamos para abrir a torneira) encobrem totalmente a haste. Sendo assim, para alcançarmos a porca da haste, é necessário antes retirar o volante.
Para isso, primeiramente desrosqueamos, com o auxílio de um alicate, o botãozinho existente no topo do manípulo. Depois, com uma chave de fenda ou Philips retiramos o parafuso que prende o volante à haste. Em seguida puxamos o volante e o desencaixamos da haste.
Retirando o manpulo (ou volante) da torneira para conseguir alcanar a haste.
Fig.6

Pronto, a porca da haste agora está visível e pode ser desrosqueada. Após trocar a anilha, é só fazer o caminho inverso e recolocar o manípulo.

Arquivos Recomendados:



16 comentários:

  1. Muito bom o seu tutorial, bastante fácil de entender! Além de lhe parabenizar pela iniciativa de compartilhar esse conhecimento, eu quero adicionar uma informação, somente a título de curiosidade: em algumas regiões do nordeste do Brasil, os encanadores costumam chamar essa peça de "carrapeta".

    ResponderExcluir
  2. E para o registro do chuveiro, quando gasta a borracha de dentro do registro?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Miriam,
      Os registros dos chuveiros,normalmente, também são registros de pressão e, portanto para trocar a anilha ou carrapeta (como disse nosso amigo aí em cima)procede-se da mesma maneira.É mais ou menos a mesma coisa. Mas vou preparar uma postagem específica de registro de chuveiro para ficar bem claro. Aguarde.

      Excluir
  3. Oi Roberto. Muito boa sua "aula"
    hoje chamei uma pessoa pra trocar consertar o pinga-pinga da minha torneira e ele disse que não era a carrapeta e sim o "miolo". Isto está certo?
    Sonia

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Sonia,
      Normalmente, quando uma torneira está pingando, a simples troca da anilha ou carrapeta resolve o problema. Entretanto, às vezes, acontece de estragar o miolo. A gente aperta tanto a torneira para parar de pingar que acaba afetando os mecanismos internos. Mas fique de olho para ver se foi isso mesmo, o miolo não estraga facilmente. E tem mais, às vezes, mesmo com o miolo espanado, uma simples carrapeta com uma espessura um pouco maior resolve o problema.

      Excluir
  4. Caro Roberto.
    O volante do registro de pressão do meu chuveiro é de encaixe e não possui parafuso para soltar. Começou a girar sem fechar a água. Não consigo retirar o volante girando no sentido anti-horário ou puxando. Como faço para retirá-lo para reparar o registro?
    Obrigado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Luis,
      De alguma maneira esse volante tem que sair. Tente colocar um pouco daqueles "desengripantes" tipo wd-40, eles são óleos penetrantes que costumam desemperrar os parafusos.

      Excluir
  5. Excelente Roberto ! Com o tempo de uso a carrapeta vai ficando gasta, como tudo no mundo, e não adianta fechar com toda a força a torneira, fica pingando. Tem que trocar a carrapeta. Mas, eu vou fazer algo diferente, vou mostrar uma Gambiarra para consertar a carrapeta ! Veja em : http://gambiarranewtonalmeida.blogspot.com.br/2012/11/conserto-torneira-carrapeta-troca.html

    ResponderExcluir
  6. Parabéns pela generosidade em compartilhar conhecimento...adoro saber mais, de preferência, sobre tudo...Aline-Go

    ResponderExcluir
  7. Obrigada, foi útil! Troquei a borrachinha da minha torneira! Mas queria ter certeza se fiz corretamente!

    ResponderExcluir
  8. Boa tarda,Meu chuveiro não está pingando ele escorre uma pequena quantidade de água e para em intervalos de 30 min um do outro +-.Então troquei todo o mecanismo miolo completo ( tirei tudo deixando somente o buraco do cano na parede) e coloquei tudo novo da mesma marca DECA mas continua com o mesmo problema o que pode ser ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Ricardo,
      Muitas vezes, quando o chuveiro está vazando mesmo depois de fechado, o problema é no registro, mas, pelo jeito o seu problema não está no registro.
      Esse vazamento, provavelmente, deve ser por causa da água acumulada no cano entre o registro e o chuveiro.
      Às vezes, o chuveiro está desnivelado (um pouco prá baixo) e essa água fica escorrendo de tempos em tempos, mesmo com o registro fechado.
      Tente nivelá-lo de alguma maneira. Retire o chuveiro, passe bastante fita teflon no tubo e tente rosquear horizontalmente. Nem que for para trocar o cano que o sustenta por um mais forte, que suporte o peso do chuveiro.
      Mas tem que deixá-lo nivelado, ou, até, um pouco para cima.
      Esse é um problema muito comum em chuveiros. Todo chuveiro tem um reservatório de água que fica cheio para que a resistência não queime quando o ligamos. Se ele está desnivelado, a água acumulada no cano vai entrando e vaza de tempos em tempos, quando o vedante não suporta o peso.

      Excluir
  9. Olá! Meu nome é Karina e tenho uma dúvida: o chuveiro estava pingando,a "borrachinha" foi trocada e resolveu o problema. Só que agora, durante o banho a agua para de sair, do nada. Tenho que fechar o registro e abrir novamente e a água volta normalmente. Mas isso acontece várias vezes durante o banho. O que pode ser? Vazamento nos canos? Pressão da água? Moro em um apartamento, isso interfere? Antes de trocar a borrachinha, nunca tinha acontecido isso. Agradeço, desde já sua atenção!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Karina,
      Tá meio estranho isso. A única coisa que me vem à cabeça, à distância, é que a tal "borrachinha", de alguma maneira, esteja enroscando no corpo do registro.
      Tente trocar o conjunto de anilha por um outro, talvez resolva.
      Nenhum desses itens que você relacionou me parece estar relacionado com o problema, nem vazamento, nem pressão, nem ser apartamento, deve ser a borrachinha mesmo, que de alguma maneira, não está cumprindo sua função corretamente.

      Excluir
  10. Olá,

    Fui trocar a carrapeta do chuveiro e usei chave inglesa, essa, por sua vez, comeu toda a rosca do castelo. Como faço, agora, pra retirar a peça. Ela não roda nem para apertar, nem para soltar

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...